Graduação em Audiovisual

Código: 146731

 

 

Professor

Elton Bruno Pinheiro

 

 

Ementa

Disciplina introdutória que tem o objetivo de discutir o signo sonoro, sua especificidade, características, estética, recursos técnicos e aplicações. Pretende-se trabalhar os elementos da criação, desenvolver o pensamento criativo e a elaboração de ideias imaginativas a partir do signo sonoro.

 

 

Bibliografia Básica

MCLEISH, Robert. Produção de Rádio. Um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo. Summus Editorial. 1999.

MEDISTCH, Eduardo. Teorias do Rádio – Volume I. Florianópolis: Insular, 2005.

SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo, Editora Unesp, 1999.

 

 

Bibliografia Complementar

BIANCO, Nelia Rodrigues Del (Org). O Rádio Brasileiro na Era da Convergência.São Paulo: INTERCOM, 2012.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio – Teoria e Prática. São Paulo: Summus, 2014.

HERREROS, M. Cebrián.  La radio en la convergencia multimedia. Barcelona, Gedisa, 2001.

JOSÉ, Carmen Lucia; SERGL, Marcos Júlio. Voz e roteiros radiofônicos. São Paulo. Paulus, 2015.

MENEZES, José Eugênio de. Rádio e Cidade – Vínculos Sonoros. São Paulo: Annablume, 2007.

 

 

Programa

Os novos espaços e usos do som nas mídias tradicionais e digitais: panorama geral.
O áudio no ambiente multimídia da rede internet: tendências e perspectivas.
O signo sonoro: a construção da oralidade e sua relação com o espaço social.
Linguagem sonora: natureza, elementos técnicos, limitações e recursos. A linguagem falada. Diferenças entre texto oral e escrita. O uso da música e efeitos sonoros na realização da produção sonora.
O som (combinação de texto, voz, música e efeitos sonoros), a matéria prima do processo criativo. A construção de imagens sonoras.
A construção da estrutura narrativa em áudio.
Elementos da produção sonora.