Banner - Prêmios

Do LabAudio
Duas séries radiofônicas produzidas no LabAudio foram premiadas: "Queima Cartucho", de Fernando Reis, e "O Direito de ser Diferente", de Thiago Melo.



Estudantes da FAC-UnB participam do Expocom Centro-Oeste 2019.
Delegação recebeu o maior número de prêmios.

 

 

Estudantes e professores da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB) conquistaram dez prêmios da 21ª Edição da Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Orientados por docentes da FAC-UnB, os estudantes apresentaram seus trabalhos entre 22 e 24 de maio no Congresso Regional Centro-Oeste da Intercom, em Goiânia. O Expocom é uma atividade idealizada e realizada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) com o objetivo de incentivar a produção acadêmica no âmbito da graduação e laurear os melhores trabalhos produzidos anualmente.

 

Uma das responsáveis pela orientação e pela inscrição dos trabalhos, a professora Suelen Valente, comemorou o resultado: “Este ano tivemos um número maior de indicações: e conseguimos concorrer em várias categorias da Expocom”, afirma. Suelen felicitou o esforço de discentes e docentes: “graças ao empenho dos estudantes e de seus orientadores fomos a Universidade mais premiada do evento, com dez trabalhos vencedores em 5 categorias distintas”. Os vencedores na fase regional Centro-Oeste se classificaram para concorrer ao Prêmio Expocom Nacional, que acontecerá no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, na Universidade Federal do Pará, em Belém, de 2 a 7 de setembro de 2019.

 

Os(as) estudantes e professores da FAC-UnB venceram o Expocom Centro-Oeste nas categorias: Rádio, TV e Internet, Relações Públicas, Produção Transdisciplinar, Publicidade e Propaganda e Jornalismo, sendo os prêmios destinados aos(às) vencedores(as) das seguintes modalidades: Programa laboratorial de áudio, Ficção em áudio e rádio, Produção audiovisual para mídias digitais, Produto de comunicação institucional audiovisual, Planejamento estratégico de Relações Públicas, Comunicação e inovação, Games, Anúncio impresso, Estratégia publicitária para mídia digital, Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo.

 

Para o estudante Thiago Mello, premiado na categoria Programa Laboratorial em Áudio e recém formado em Jornalismo pela FAC-UnB, participar do Congresso da Intercom e ser um dos premiados na Expocom significa concluir um ciclo de sua trajetória acadêmica com "chave de ouro", “é uma satisfação enorme”, conta Thiago, que complementa sua reflexão explicando que, no seu caso, “a alegria em receber o prêmio deve-se, especialmente, porque o trabalho é uma série de reportagens que trata sobre inclusão social, sobre a luta contra o preconceito, sobre o respeito às diferenças, sejam elas quais forem. Evidenciar essas temáticas por meio do jornalismo, que é a profissão que escolhi para minha vida, é o meu objetivo a partir de agora. Esse prêmio mostra o quão importante é o espaço da Academia na vida de estudantes de Comunicação, e é um incentivo para que nós, comunicadores, possamos seguir firmes no propósito de informar e incentivar a reflexão sobre temas que impactam a vida social.”

 

Na opinião de Pedro Alencar, estudante da FAC vencedor na modalidade Produção audiovisual para mídias digitais, como Filme “Esperança Camelô”, a realização de encontros e congressos acadêmicos “pode revolucionar uma graduação”. Pedro enfatiza que em atividades como a Expocom “constrói-se uma rede de troca de conhecimentos, de produção científica e de amizades.” Ainda em sua opinião, “ser reconhecido e premiado em um evento acadêmico é um incentivo para seguir colocando nossa produção e pesquisa a serviço do que acreditamos e defender a Comunicação Social como direito humano fundamental.”

 

Pedro Alencar, estudante da FAC vencedor na modalidade
Produção audiovisual para mídias digitais.

 

Vencedores na modalidade Anúncio impresso, os estudantes Júlia Figueiredo, Clarine Ngombe, Luana Melo, Marina Machado, Wanessa Lopes e Nickson Pinheiro explicam que criaram o produto experimental para a Natura em meio à disputa presidencial do ano passado e “o maior desafio foi demonstrar que a marca não se omitia em meio aos fatos vivenciados pela sociedade brasileira, dar um recado relevante para uma sociedade que estava dividida", ressaltam Júlia e  Nickson.

 


Trabalho “Natura: em tempos de diferença, essência”,
vencedor na modalidade Anúncio Impresso

 

Danilo Alcântara, Bruna Montes e Helena Ribeiro, vencedores na modalidade Estratégia publicitária para mídia digital, contam que criaram coletivamente o produto “Lutar não é verbo de estado, é verbo de ação”, em 2018, em meio aos movimentos estudantis de paralisação, greve de servidores e terceirizados da UnB como uma resposta ao pacote de redução de gastos anunciado pela Universidade. Os autores explicam que criaram a peça digital como forma de estimular a participação dos estudantes da UnB nos movimentos contra a PEC 241. “Ao fazer um jogo com o significado das palavras, o texto provoca reflexão e ação, deslocando os estudantes de qualquer passividade e transmitindo a ideia de que não podem estar sujeitos à situação imposta pelo Estado, devendo, pelo contrário, lutar e agir”, ressaltam Danilo, Bruna e Helena.

 


Peça digital “Lutar não é verbo de estado, é verbo de ação”,
vencedora na modalidade Estratégia publicitária para mídia digital

 

Conheça, a seguir, a lista de trabalhos, estudantes e orientadores vencedores(as) na etapa Regional da Expocom Centro-oeste:

 

Categoria: RÁDIO, TV E INTERNET


Modalidade: Produção audiovisual para mídias digitais

Trabalho: Filme Esperança Camelô: histórias e conflitos da profissão camelô na Rodoviária do Plano Piloto em Brasília (DF)

Estudante Líder: Pedro Henrique Carvalho Alencar 

Orientadora: Fernanda Martinelli

Link de acesso: https://bit.ly/2X2e8hW  e https://bit.ly/2F3j8si


Modalidade: Programa laboratorial de áudio

Trabalho: Série radiofônica: o direito de ser diferente

Estudante Líder: Thiago Junior Nascimento Melo 

Orientador: Carlos Eduardo Esch

Links de acesso: https://bit.ly/2IxLgER e https://bit.ly/2MIcON8


Modalidade: Ficção em áudio e rádio

Trabalho: Queima cartucho: Uma série de áudio sobre Jogos Eletrônicos

Estudante Líder: Fernando Cristino Reis 

Orientador: Carlos Eduardo Esch

Link de acesso: https://bit.ly/2ICWIiJ

 

Categoria: RELAÇÕES PÚBLICAS

 

Modalidade: Produto de comunicação institucional audiovisual

Trabalho: A beleza que me habita: uma ação de autoestima ao corpo envelhecido e esquecido

Estudante Líder: Shayane Marques Zica, Paola Oliveira e a Gabriela Tyemi 

Orientadora: Fabíola Orlando Calazans Machado

Link de acesso: https://bit.ly/2F3eqKZ


Modalidade: Comunicação e inovação

Trabalho: Utopicidade: triunfo da trajetória ao contrário

Estudante Líder: Letícia Vieira Lima Cavalcante 

Orientadora: Celia Matsunaga Higawa

Links de acesso: https://bit.ly/2F3ohAqe e  https://bit.ly/2wLjfEt


Modalidade: Planejamento estratégico de Relações Públicas

Trabalho: Planejamento Estratégico de criação de uma organização estudantil internacional na UnB

Estudante Líder: Luiza Helena Fortes de Mesquita

Orientador: Edmundo Brandão Dantas


Categoria: PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR


Modalidade: Games

Trabalho: Quiz: Quem é você na greve dos caminhoneiros?

Estudante Líder: Melissa Maria de Oliveira Duarte

Equipe de trabalho: Melissa Maria de Oliveira Duarte e Iara de Jesus dos Santos

Orientadores: Fernando Oliveira Paulino e Sérgio Ribeiro

Links de acesso: https://bit.ly/2KdijBd


Categoria: JORNALISMO


Modalidade: Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo

Trabalho: Telejornal Campus: experiência multitela na cobertura jornalística

Estudante Líder:  Thifany Batista de Freitas  

Equipe de Trabalho: Thifany Batista de Freitas; Ester Cezar da Silva; Melissa Maria de Oliveira Duarte; Rebeca Borges Silva e Roberta Chaves Pissutti

Orientadora: Letícia Renault

Links de acesso: https://bit.ly/2I85Hcm  , https://bit.ly/2WyZvTM , https://bit.ly/2R6R5gc , https://bit.ly/31m8AxT

 

Categoria: PUBLICIDADE E PROPAGANDA

 

Modalidade: Anúncio impresso

Trabalho: Natura: em tempos de diferença, essência

Estudante Líder: Júlia de Aquino Figueiredo, Clarine Ngombe, Luana Melo, Marina Machado, Nickson Barros Pinheiro e Wanessa de Oliveira Lopes

Orientadora: Suelen Brandes Marques Valente


Modalidade: Estratégia publicitária para mídia digital

Trabalho: Lutar não é verbo de estado, é verbo de ação

Estudante Líder: Danilo Alcântara Santos, Bruna Montes Neves e Helena Cristina Ribeiro Silva

Orientadora: Suelen Brandes Marques Valente

 

 

Ficam registrados os parabéns de toda comunidade da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília aos(às) vencedores(as) na etapa regional da Expocom e o registro também de congratulações aos outros 21 trabalhos experimentais de estudantes e orientadores(as) da FAC que foram, igualmente, vitoriosos ao serem indicados e selecionados em nossa etapa local da Expocom, a saber:

Revista-laboratório impressa (Estudante líder: Kellen Barreto Gonçalves; Orientador(es): Ana Carolina Kalume, Celia Matsunaga Higawa, Rafael Dietzsch, Davi Renault e Sérgio de Sá; Título: Série de Revistas Campus Repórter números 20 e 21);

Produção em Jornalismo digital (Estudante líder: Isabela Monique Gouveia Silva; Orientador: Zanei Ramos Barcellos; Título: Campus Online – Jornalismo transmídia multiplataforma);

Reportagem em Jornalismo impresso (Estudante líder: Felipe de Oliveira Moura;  Orientadores: Ana Carolina Kalume Maranhão; David Renault; Sérgio de Sá; Título: Ainda estamos aqui);

Livro-reportagem (Estudante líder: Lucas de Moraes Oliveira;  Orientador(es): Fernando Oliveira Paulino e Jairo Farias; Título: Minha Planaltina );

Produção em Fotojornalismo (Estudante líder: Isabela Graton; Orientadora: Suzana Dobal; Título: Ensaio fotográfico "Não se nasce mulher, torna-se");

Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio; (Estudante líder: Laura Quariguazy da Frota Freesz de Almeida; Orientador: Elton Bruno Pinheiro; Título: "Série de reportagens radiofônicas expandidas – A comercialização dos frutos do Cerrado no contexto da economia colaborativa");

Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão (Estudante líder: Mariana Bitencourt Santos; Orientadores: Fernando Oliveira Paulino e Jairo Faria; Título: Minha Planaltina – Websérie audiovisual);

Campanha Publicitária (Estudante líder: Ingrid da Silva Carneiro; Orientadora: Suelen Brandes Marques Valente; Título: Campanha Natura: Ser mulher é um ato político);

Cartaz (Estudante líder: André Duarte; Orientadora: Suelen Brandes Marques Valente; Título:  PECMAN: comendo seus direitos);

Produto de comunicação institucional impresso (Estudante líder: Rafael Martin Rodrigues de Sousa; Orientadora: Elen Cristina Geraldes; Título: Manual de Yoga para organizações);

Produto de comunicação institucional digital (Estudante líder: Beatriz Roscoe Cavalcante; Orientadora: Katia Maria Belisário; Título: Aplicativo BEFOUND);

Filme de não ficção/documentário/ docudrama (Estudante líder: Flora Gondim; Orientadora: Rose May Carneiro; Titulo: Pedalar é Suave);

Fotografia em movimento (Estudante líder: Marcos Santiago Picanço Montejo; Orientadora: Rose May Carneiro; Título: Homem de Milho);

Edição de Livro (Estudante líder: Juliana Rocha Zucoli; Orientadora: Ellis Regina Araújo da Silva; Título: Super Extra Poderosos: livro de histórias de pessoas com Síndrome de Down);

Design Gráfico (Estudante líder:  Juliana Akemi Ide; Orientadora: Celia Matsunaga Higawa; Título: IGNION);

Ensaio fotográfico artístico (Estudante líder: Brunna Luiza Lima de Sousa; Orientadora: Susana Dobal; Título: Resistência);

Histórias em Quadrinhos (Estudante líder: Luiza Rosana Pedro Mota; Orientadora: Priscila Monteiro Borges; Título: 08.03: Um dia em quadrinhos);

Projeto de Comunicação integrada (Estudante líder: Luana de Melo Cavalcanti;  Orientador(es): Fernando Oliveira Paulino e Jairo Farias; Título: Comunicação, Cultura e Patrimônio Histórico em Planaltina);

Produção multimídia (Estudante líder: Adalberto Fortes Sampaio Neto; Orientadora: Priscila Monteiro Borges; Título: 100 Esquinas: mapeando Brasília através de narrativas e personagens);

Revista customizada (Estudante líder: Valentina Sofia Silva Sandri; Orientador: Felipe Polydoro; Título: Revista UNA: O feminismo para jovens leitoras);

Blog (Estudante líder: Lorena Gomes Fraga; Orientadora: Rafiza Varão; Título: SOS Imprensa: opinião e defesa da democracia).