3º Seminário de Pesquisa e Produção em Linguagem Sonora
atividade online conta com pesquisadoras(es) e também com profissionais egressos(as) que estão no mercado da Comunicação e da Mídia Sonora. 

 

 
O 3º Seminário de Pesquisa e Produção em Linguagem Sonora acontece durante todo o semestre 2020/2. É uma ação de Ensino, Pesquisa e Extensão do LabAudio UnB, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, promovido pelo seu Núcleo de Estudos e Produção Digital em Linguagem Sonora (NEPLIS), coordenado pelo Prof. Dr. Elton Bruno Pinheiro. Essa edição, que vai de 25 fevereiro a 18 de maio de 2021 contemplará a abordagem especial de temas transversais trabalhados nos Projetos Integradores “Recorda_SONS: o fascínio da memória e dos afetos em narrativas sonoras”, da turma de Introdução à Linguagem Sonora; e “Estação Ciência: narrativas sonoras para a divulgação científica”, desenvolvido junto à turma de “Roteiro, Produção e Realização em Áudio”, este último em parceria com o Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão @UnBCast / Papo UnBês. 

O acesso ao conteúdo será liberado aqui no site do LabAudio e no canal do Laboratório no YouTube.

 

Para a abertura oficial o Laboratório de Áudio da Universidade de Brasília convidou a pesquisadora Luana Viana, Chefe da Divisão de Rádio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Mestre em Comunicação pela UFOP. Ela integra o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (PPGCOM/UFOP) e o Grupo de Pesquisa Laboratório de Mídia Digital (PPGCOM/UFJF). A pesquisadora Luana Vianaabordará a questão das estratégias de imersividade para narrativas sonoras, especialmente para podcasts, tema de vários de seus artigos publicados em periódicos científicos a anais de congressos acadêmicos. 

 

 

 

 Abaixo você pode assistir a aula de abertura na íntegra:

 

Visite as páginas do LabAudio UnB em nossas redes sociais e acompanhe mais informações sobre o 3º Seminário de Pesquisa e Produção em Linguagem Sonora da Faculdade de Comunicação.

 


Conheça quem são os(as) demais palestrantes convidados(as) desta edição:

 

Bruno Lara, Jornalista da UnBTV, Pesquisador da área de Divulgação Científica. Ele irá abordar a importância da mídia sonora para a Divulgação Científica. Bruno é Pós-doutorando no PPGCI/UnB; tem Doutorado (2017) e Mestrado (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRJ/IBICT e graduação em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Estácio de Sá (2010); é jornalista da UnBTV, emissora de televisão da Universidade de Brasília (UnB); participa do grupo de pesquisa Comunicação Científica/UnB; edita o blog Dissertação Sobre Divulgação Científica; é colaborador da Agência Ibero-Americana de Notícias para a Divulgação da Ciência e Tecnologia, da Universidade de Salamanca, Espanha; foi jornalista e pesquisador do projeto Pesquisa de Desenvolvimento Metodológico e Capacitação para Governança e Gestão Pública da Empregabilidade no Brasil - Qualifica Brasil, do Ministério do Trabalho; foi jornalista do Laboratório Nacional de Computação Científica (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e da Prefeitura de Petrópolis-RJ. Escreve artigos de opinião e crônicas para sites e jornais. Suas principais áreas de interesse são: jornalismo científico; divulgação científica; educação científica; altmetria; redes sociais; televisão universitária; museus de ciência.  

Eduardo Magalhães, fonoaudiólogo, professor e pesquisador do Curso de Fonoaudiologia da UnB; Ana Carolina Fernandes, fonoaudióloga e doutoranda na área de voz pela UnB; e equipe do Projeto UnBTV, abordam o tema “Voz e Perfomance Comunicativa na Produções Mediáticas em Áudio”.

Fernando Jordão, Jornalista, formado pelas universidades de Brasília e do Minho, com passagens por TV Brasília, Poder360, Jornal Destak e EBC. Atualmente, é subeditor de Cultura e Cidades no Correio Braziliense; e Gustavo Garcia, Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília, trabalhou nas redações do Jornal Destak, Jornal de Brasília e do SBT. Atualmente, é repórter de Política no Portal G1. Ambos nos apresentarão a pesquisa "Cidadezinha qualquer: série de reportagens em cidades goianas com menos de dois mil habitantes", desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso da FAC/UnB.

Jéssica Barros e Gabriel Pimentel, egressos do Curso de Audiovisual da FAC/UnB, integrantes do NEPLIS/LabAudio/FAC/UnB. Juntos, eles des(en)cobrem o conceito, limites e possibilidades do universo dos Audiolivros.

Gisele Pimenta, Jornalista egressa da FAC/UnB, repórter da Secom/UnB, Mestra e Doutoranda em Comunicação pelo PPGCOM da FAC/UnB Ela nos apresenta o tema “Pesquisa em Rádio, Linguagem Sonora e Internet”.

Helena Santiago Vigata, professora do Curso de Letras Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação (LEA/IL) e do POSTRAD (IL/UnB); e a mestranda do POSTRAD/IL/UnB, Victória Albuquerque. Juntas, elas abordam o tema da “Acessibilidade Cultural” na Comunicação a partir de estratégias como Audiodescrição, Descrição Sonora e Legendagem Descritiva para obras fílmicas e radiofônicas, incluindo os podcasts.

Isabela Azevedo, jornalista, egressa da FAC/UnB, que dirige, produz e apresenta o programa radiofônico, “Na Trilha da História”, da Empresa Brasil de Comunicação (Rádio Nacional). Ela aborda o tema da "Pesquisa e da Produção em Rádio/Áudio".

Nereu Silveira, Gerente da ECAD/DF, que nos apresenta as questões dos "Direitos Autorais na distribuição e produção de fonogramas". 

Renata Diniz, Roteirista. Ela aborda o tema das Salas de Roteiro como metodologia possível de ser contextualizada para a produção de narrativas sonoras. Renata diirigiu e roteirizou o curta-metragem O Véu de Amani (2019), que ganhou cinco prêmios desde a estreia, entre eles: Kikito de Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Gramado, Best Young Filmmaker no Los Angeles Brazilian Film Festival e Melhor Filme de Ficção na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O curta-metragem Requília (2014), exibido no Canal Brasil e Prime Box, recebeu premiações como: Festival de Brasília (Roteiro e Direção na Mostra Brasília), Guarnicê (Roteiro e Ator) e San Diego International Kids Film Festival (Direção e Ator). Codirigiu a série de ficção Crias de Dulcina, TV Cultura (2020). Roteirizou programas como Almanaque Saúde (Canal Futura), Cozinhadinho (TV Brasil), além de longas-metragens documentais como Jardim Piloto (em produção) e episódios de série de ficção e animação (em negociação).

Renan Ventura, músico, pesquisador e Mestre em Musicologia pelo IDA/UnB, que nos apresenta o tema “Música e Comunicação: Pesquisa e Comunicação de Trilhas Sonoras para produções Audiovisuais”.

 

 

#LabAudioUnB#ISOM#RPRA#Podcast#Radio
 
 
Atenção: Todos os conteúdos publicados neste evento estão protegidos quanto a direitos autorais, direitos morais e direito de imagem. Sendo assim, nenhum conteúdo em vídeo produzido para o seminário pode ser utilizado sem prévia autorização.