Inscrições gratuitas a partir de 1º de setembro
UnBcast reúne realizadores das cinco regiões do país, pesquisadores brasileiros e estrangeiros e profissionais da podosfera. 
 

 

 

Reconhecer, incentivar e reverberar as produções de podcasts e os estudos em mídia sonora realizados nas instituições de ensino superior do país. Esse é o principal objetivo do 1º UnBcast – Encontro Internacional de Podcasts Universitários, iniciativa gratuita e online que ocorre de 27 de setembro a 1º de outubro durante o maior evento anual da Universidade de Brasília (UnB), a Semana Universitária.

Em cinco dias de programação, serão realizados painéis temáticos, conferências, palestras e oficinas abertas ao público em geral. Além de realizadores(as) de podcasts, pesquisadores(as) e docentes de universidades brasileiras, o UnBCast recebe especialistas estrangeiros e importantes nomes da podosfera nacional. As inscrições começam no dia 1º de setembro, na página do SIGAA UnB. Nos dias do encontro, as atividades podem ser acompanhadas, ao vivo, pelos Canais do Decanato de Extensão da UnB e do LabAudio UnB no YouTube. Confira a programação completa do UnBCast.

Para o Professor Elton Bruno Pinheiro (FAC/UnB), responsável, junto com a Professora Carina Flexor (FAC/UnB), pela coordenação geral do UnBcast, “o Encontro é necessário e inovador, pois proporciona, desde seu processo de organização, o aprendizado e o compartilhamento de conhecimentos em uma área cada vez mais vibrante e importante da mídia sonora. Além disso, a atividade estimula a criação de uma rede de divulgação de podcasts universitários e de valorosas pontes entre diferentes docentes, discentes, profissionais do mercado, projetos e instituições de ensino das cinco regiões brasileiras e de outros países, que realizam podcasts como forma de divulgação científica, cultural e artística.”

 

DESTAQUES – O diálogo entre podcasters universitários(as) e podcasters com carreiras profissionais consolidadas está garantido com a participação de Bia Guimarães e Sarah Azoubel (37 Graus/Lab37), Rodrigo Alves (Vida de Jornalista), Fernando Cespedes (Ser Sonoro/TAB-UOL), Carol Pires (Retrato Narrado/Revista Piauí, Spotify e Rádio Novelo), Gabriela Viana (Vozes - Histórias e Reflexões), Alê Garcia (Negro da Semana/NinjaCast) e Tiago Rogero (Vidas Negras/Spotify Studio e Rádio Novelo). 

Atividades do tipo oficina também integram a programação do 1º UnBcast, com destaque para os temas “Escrita Criativa para a Roteirização de Podcasts”, “Acessibilidade em Podcasts” e “Montagem e Edição de Podcasts a partir de Recurso Educacionais Abertos”. Também a pesquisa na área de podcasting é tema do UnBcast, com a participação dos(as) pesquisadores(as) Nelia Del Bianco (UnB/UFOP/UFG), Eduardo Meditsch (UFSC/UnB), Helena Santiago Vigata (UnB), Victória Albuquerque (UnB), Cleisyane Quintino (UnB), Serena Veloso (UnB), Carlos Eduardo Esch (UnB), Milena Marra (UFG), João Alves (UFOP), Luana Viana (UFOP/UFJF), Norma Meireles (UFPB), Patrícia Monteiro (UFPB), Paulo Lopes (UFPI), Gisele Pimenta (UnB), Josianne Diniz (UnB), Fernando Paulino (UnB), Carina Flexor (UnB) e Elton Bruno Pinheiro (UnB).

A conferência de abertura, no dia 27 de setembro, discute a importância das redes de comunicação no contexto universitário, com a participação dos professores Daniel Martín Pena (Universidad de Extremadura/España), Debora Cristina Lopez (UFOP/UFPR) e Luãn Chagas (UFMT). Também entram na pauta de debates as relações entre podcast e a comunicação, o interesse público, a divulgação científica e cultural e o jornalismo narrativo e documental.

Outro destaque da programação é o 1º Prêmio UnBcast, que selecionará os melhores podcasts universitários ficcionais e não-ficcionais em oito categorias: pesquisa e roteiro; apresentador; edição; acessibilidade; identidade visual; inovação; projeto de extensão; especial: podcast homenagem ao centenário de Paulo Freire. Podem concorrer ao prêmio estudantes regularmente matriculados(as) ou recém-egressos(as) de instituições públicas e privadas de ensino superior. As propostas serão recebidas até o dia 2 de setembro. Acesse o regulamento do concurso.

As reflexões científicas e o compartilhamento de experiências teóricas e metodológicas das produções sonoras ganham relevância nos Grupos de Trabalho, dos quais participam 18 projetos convidados divididos entre as temáticas Entretenimento, Narrativas Ficcionais e Experimentais; Educação, Divulgação Científica e Cultura; e Jornalismo.

A programação ainda prevê o lançamento de livros, a realização do 1º Fórum UnBcast de Podcasts Universitários e a transmissão e escuta apreciativa, ao vivo, de vários podcasts universitários, durante a 1ª Mostra UnBcast.

O 1º UnBcast – Encontro Internacional de Podcasts Universitários é uma realização do projeto de extensão UnBCast, iniciativa sobre podcasts universitários e narrativas sonoras voltadas à divulgação científica, cultural e artística. O projeto é vinculado ao Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação da UnB e aos grupos de pesquisa Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina (PPGCom/UnB/CNPq), Acesso Livre (PosTrad/UnB/CNPq), Núcleo de Estudos, Produção e Inovação em Linguagem Sonora (NEPLIS/LabAudio/UnB) e Rede de Pesquisa em Narrativas Midiáticas e Práticas Sociais (UnB/UFBA/UFS), com apoio do Decanato de Extensão (DEX/UnB).

 

Serviço

1º UnBcast – Encontro Internacional de Podcasts Universitários

Data: 27 de setembro a 1º de outubro

Local: Atividades on-line, com transmissão pelos canais do DEX/UnB e do LabAudio UnB

Inscrições: A partir de 1º de setembro, na página do SIGAA UnB.

Programação: Clique aqui.

 

Informações e contato:

www.unbcast.com

Instagram: @UnBcast / @labaudio_unb

Assessoria de Imprensa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação:

Prof. Dr. Elton Bruno Pinheiro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e

Profa. Dra. Carina Flexor (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)